Estar presente na internet e nas redes sociais, nos dias de hoje, não é apenas uma opção, mas uma obrigação para os profissionais e empresas que desejam melhorar o relacionamento, atrair clientes e criar credibilidade.

A previsão da companhia norte-americana de tecnologia Cisco é que até 2020 mais de 50 bilhões de dispositivos vão estar ligados à internet no mundo, tanto nas empresas como nas casas. Ou seja, todos vão estar ligados cada vez mais conectados e buscando por notícias e informações que precisam nos meios online.

Por isso, quem estiver com uma boa imagem da rede, com certeza, vai conseguir bons resultados. Mas pra isso, não basta apenas criar redes sociais e ter um site, é preciso ter um plano de marketing digital que vai determinar suas estratégias, conteúdo e objetivos.

Está certo que ainda há muitos profissionais que, simplesmente, alimentam suas redes sociais e sites sem nenhum planejamento e foco, mas a tendência é que esse serviço seja substituído pela assessoria de marketing digital que oferece resultados mais rápidos, eficientes e profissionais.

E para avaliar se um serviço é sério e vai oferecer esses resultados, é preciso verificar se a assessoria de marketing digital que vai contratar irá oferecer os seguintes serviços:

 

1) Diagnóstico
A assessoria deve oferecer, sempre, um diagnóstico personalizado para o seu caso. Não aceite receitas de bolo, o que foi feito para o seu colega, não serve pra você, afinal cada um tem suas próprias necessidades. Para isso, devem ser usadas uma série de ferramentas que vão avaliar como está sua presença nas redes sociais, quais os melhores horários de postagens para seu público, quem é seu nicho de mercado, quais as publicações que mais geram resultados, como está o desempenho do seu site nos mecanismos de buscas, além de tudo que você tem feito de errado no ambiente digital. Caso ainda não esteja nas redes ou não tenha site, o trabalho deve identificar quais são seus objetivos na internet, definir sua identidade, seu público-alvo, as melhores redes sociais para o seu nicho de atuação, entre outras dezenas de informações necessárias para a produção do planejamento estratégico de comunicação digital.

 

2) Planejamento Estratégico de Comunicação Digital
Esse é o grande alicerce de todo trabalho de marketing digital, porque sem ele não é possível realizar nenhuma ação com resultado eficaz na internet. Nesse plano são oferecidos os seus objetivos e metas, seu nicho de atuação, estudo de público-alvo, seus personas (para quem vai falar na internet), sua identidade, sua jornada do herói ( a história que vai contar), sua análise SWOT no mercado digital ( um mapa de suas potências e desafios), um estudo de palavras-chaves para que você seja encontrado pelos mecanismos de busca, o tipo e a frequência de conteúdo que vai oferecer, os tipos de mídias que serão usadas, a forma como vai se comunicar com seu público e um cronograma de ações para serem executadas para chegar ao objetivo desejado, que pode ser aumentar o número de clientes, dar treinamentos pela internet, ser reconhecido em seu ramo de atuação ou ainda vender produtos online.

 

 

3) Calendário Editorial
Com o planejamento pronto, o próximo passo de uma assessoria de marketing digital é produzir o seu calendário de publicações nas redes sociais e site. Um serviço personalizado que deve ser oferecido, mensalmente, com base nas datas importantes para o seu público-alvo, como também nas suas datas de destaque, como eventos, cursos, premiações que possa participar e exigem o acompanhamento da assessoria contratada. É no calendário que irão ser definidas as pautas (assuntos) e como elas vão ser entregues ao longo do mês, podendo ser em formato de artigos no site, podcasts, vídeos, entradas ao vivo no Instagram ou Facebook, animações, fotos, infográficos, e-books e outros tantos conteúdos que podem ser desenvolvidos para atingir o seu público-alvo com eficiência.

 

4) Produção de Conteúdo Estratégico
Só depois de todos esses passos é que começa, efetivamente, a produção do conteúdo. Ele deve ser feito sempre com a sua consultoria para evitar a divulgação de informações erradas. Um cuidado na produção é também com a superficialidade de informações. Exija que a assessoria de marketing digital vá atrás de pesquisas, estudos comprovados, novidades da sua área de atuação, para criar, sempre, conteúdos exclusivos com embasamento científico.
Outro ponto de atenção é com as cópias! Os mecanismos de busca estão atentos aos conteúdos copiados de outros sites, por isso, não aceita assessorias que façam plágios ou usem conteúdos parecidos entre seus clientes.
E nunca se esqueça que o conteúdo para a internet deve ser estratégico, por isso, uma assessoria de marketing digital séria deve explicar qual o objetivo de suas postagens e medir, sempre, qual foi o resultado alcançado com aquele conteúdo.

 

 

5) Mensuração dos Resultados
Nunca se falou tanto em mensuração de resultados, ROI e outros termos que significam medir o desempenho de uma ação. Por isso, todo mês a assessoria de marketing digital deve entregar um relatório para você, mostrando como os objetivos, definidos no plano de comunicação, estão sendo atingidos. Nesse relatório deve estar o refinamento dos personas (será que estamos falando com quem queremos?), o tipo de assunto que mais gera resultado, os melhores horários de postagens, se a identidade está adequada e como as ações e conteúdos foram recebidos pela audiência. Ah, e claro, se o objetivo do plano era conquistar clientes, quantos clientes foram alcançados naquele mês.

 

Espero que as dicas ajudem a encontrar uma assessoria de marketing digital que possa oferecer bons resultados pra você e seu negócio!

 

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