Todo profissional sabe que para ganhar credibilidade, nos dias de hoje, o caminho mais rápido e eficiente são os meios de comunicação. Ser chamado para entrevistas em rádios, jornais e emissoras de televisão oferecem oportunidade de crescimento imediato ao profissional. Mas também não é novidade que, nos dias de hoje, ninguém precisa aguardar o convite de um jornalista para divulgar seu conhecimento e ganhar reconhecimento, já que as redes sociais conseguem promover de forma tão, ou mais, eficiente um profissional, do que alguns meios de comunicação.

O cenário, por isso, é excelente! E há vários serviços que proporcionam esse benefício, como a contratação de uma assessoria de imprensa, de uma assessoria de marketing digital ou de um gestor de redes sociais ( ou social media).

O problema é que nem todos sabem a diferença entre esses serviços de comunicação e, muitas vezes, não conseguem avaliar qual o melhor caminho a seguir. Por isso, aqui estão algumas diferenças entre essas formas de divulgar o trabalho de um profissional ou empresa:

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

A assessoria de imprensa é um trabalho que deve ser feito, exclusivamente, por jornalistas e serve para aquelas pessoas que desejam ser chamadas para programas de televisão, entrevistas em rádios, jornais e revistas. Ou seja, ver seu nome na imprensa de forma espontânea (sem ter que pagar por isso). O assessor tem o trabalho de identificar fatos e situações importantes sobre seu assessorado, criar releases, que são as notícias a respeito desse profissional, enviar para os jornalistas e depois acompanhar o assessorado nas entrevistas.
Também faz parte do trabalho de um assessor de imprensa oferecer o media training, que é um treinamento para entrevistas, promover entrevistas coletivas e fazer o gerenciamento de crises, caso o nome ou marca do assessorado seja envolvido em alguma situação de má reputação.

 

GESTÃO DE REDES SOCIAIS ( SOCIAL MEDIA)

A gestão de redes sociais é a administração de suas redes na internet. Normalmente esse trabalho também é desenvolvido por profissionais de comunicação que tenham algum tipo de especialização no meio digital.

Faz parte do trabalho do social media criar posts, responder comentários, manter um bom relacionamento com os seguidores, avaliar o desempenho das postagens e ainda resolver possíveis crises que possam surgir no ambiente digital. A criatividade e inovação são essenciais nesse trabalho para que o profissional ou marca sejam sempre bem vistos pelos seus seguidores. Mas não se engane! A gestão das redes sociais é apenas um dos serviços executados por uma assessoria de marketing digital. Se for feito de forma isolada, ele não chegará aos resultados com tanta eficiência.

 

ASSESSORIA DE MARKETING DIGITAL

O Marketing Digital posiciona de forma estratégica e personalizada uma empresa ou profissional na internet. Por isso, deve ser feito por um profissional de comunicação que conheça o funcionamento de diversas ferramentas específicas e recursos, como o domínio das redes sociais, sites, blogs, mecanismos de buscas na internet, marketing de conteúdo, e-mail marketing, técnicas de copywritter, lançamento de produtos digitais e mais uma série de atualizações constantes dessa área que possam ajudar o assessorado a atingir sua meta na internet.

O trabalho inicial é criar um planejamento estratégico de longo prazo que deve incluir diversos fatores como os objetivos e metas do cliente, seu nicho de atuação, estudo de público-alvo, seus personas (para quem vai falar na internet), sua identidade, sua jornada do herói ( a história que vai contar), sua análise SWOT no mercado digital ( um mapa de suas potências e desafios), um estudo de palavras-chaves para ser encontrado pelos mecanismos de busca, o tipo e a frequência de conteúdo que vai oferecer, os tipos de mídias que serão usadas, a forma como vai se comunicar com seu público e um cronograma de ações para serem executadas. O serviço também inclui a produção de relatórios mensais para verificar se o objetivo do assessorado está sendo alcançado.

Muitas vezes, o objetivo pode ser aumentar clientes, ganhar visibilidade ou até transformar o seu negócio físico em digital. Por exemplo, um psicólogo que está cansado de atender em consultórios e deseja ser chamado para palestras, vender treinamentos online e fazer consultas pelo skipe. Ele irá precisar de um plano de marketing digital, que tem uma série de estratégias e plataformas, para o lançamento desses produtos.

 

A UNIÃO

Ou seja, são trabalhos que se completam quando o objetivo é aumentar a visibilidade, credibilidade e, consequentemente, melhorar os negócios de um profissional ou empresa.
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